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CONCEITO HISTÓRICO DE MARKETING

O QUE É MARKETING

A palavra marketing origina-se do inglês. Market = Mercado e Ing= sufixo que significa gerúndio, assim a ação Market + Ing + ação. Então Marketing = Mercado em ação. Conforme a AMA (American Marketing Association), marketing é uma função organizacional e forma um emaranhado de processos que significam a criação, a comunicação e a entrega de bens e valores aos clientes, bem como um relacionamento entre eles, de modo que a instituição beneficie o público interessado.

O marketing foi desenvolvido para atender os anseios do mercado, objetivando a satisfação pessoal e empresarial.

É nada mais nada menos do que uma maneira de promover produtos, pessoas e serviços. Os produtos lançados no mercado precisam de compradores e as empresas necessitam de novos clientes.

Assim conclui-se que o marketing se baseia-se na análise do mercado e suas técnicas são lançadas em variadas áreas presentes no dia a dia das pessoas.

A análise do marketing teve início das necessidades das indústrias em administrar uma nova realidade, advinda da Revolução Industrial, que deu origem a uma mudança de mercado tanto para os vendedores quanto para os que adquirem os produtos.

As empresas tinham em mente, apenas maximizar seus lucros não importando as técnicas utilizadas para chegar a esse resultado.

Os compradores ao mesmo tempo não tinham maneiras de negociar com eles pois a competitividade praticamente não existia.
Durante a Segunda Guerra Mundial a elevação e a concorrência estimularam os comerciantes a encontrar novas maneiras de trazer para si e tratar os consumidores.

Deu-se início assim a cultura de vender custe o que custar e consequentemente surgiram novos métodos de ofertas e procura nada honestos.

A partir de então, o marketing vem se desenvolvendo e através dele o mercado também.

O CILCO HISTÓRICO DO MARKETING

DÉCADA DE 1960

A primeira etapa deste cenário inicia-se com Theodore Levitt, mais tarde conhecido como pai do marketing, era professor em Harvard. Em seu artigo ele mostrou um conjunto de fatores errôneos e percepções e demonstrou a relevância de os clientes ficarem satisfeitos e transformou de uma vez por todas a teoria das vendas.

A teoria de se deveria vender a todo preço passou para outra esfera: a satisfação garantida.
DÉCADA DE 1970

Na década de 70 teve destaque os departamentos de diretorias de marketing em todas as organizações. Isso não significava que era uma boa ideia, contudo que havia uma necessidade de sobreviver.

Nesta época se multiplicaram os grandes supermercados, shoppings centers e franchises. Sem dúvida, o marketing estava contribuindo para um grande crescimento das empresas e estava sendo adotada em outras áreas das tarefas humanas.

Tanto o governo, instituições civis, instituições religiosas e partidos políticos estavam utilizando-se do marketing em suas atividades ABREU (1998)
DÉCADA DE 1980

Foi lançado no ano de 1982 o livro: Em busca da Excelência, de Tom Peters e Bob Waterman, que deu início a era dos gurus do marketing.

Em uma espécie de golpe editorial foi colocado nas prateleiras das livrarias o livro mais vendido de todas a eras. Eles focavam especificamente sua atenção nos clientes.

Isso fez com que o marketing fosse levado para as massas, e dessa forma as pequenas e média empresas e todo tipo de profissional, passaram a utilizá-lo.

Acho que assim houve também uma maior necessidade mercadológica e o marketing passou a ser uma séria preocupação direta e não ficou restrito somente para uma minoria.
DÉCADA DE 1990

O avanço tecnológico dos anos 90 teve grande impacto sobre o mundo do marketing. O comércio eletrônico foi uma revolução logística, em termos de distribuição e facilidade nos meios de pagamento.

O CRM (customer Relationship Management) e os serviços de atendimento ao consumidor, e demais inovações, proporcionaram uma administração de engajamento com os consumidores em grande escala. E com isso chegou a nova era de comunicação, a internet.

DÉCADA DE 2000

A virada do milênio viu uma grande segmentação da televisão a cabo, a grande ousadia da telefonia celular e a democratização dos meios de comunicação pelo uso da internet. Já estava bem madura o uso da internet para pesquisas e publicações sobre web marketing e comércio eletrônico.

Mais do que isso o cliente tinha de fato em suas mãos os meios de informação e comunicação, já era de se esperar que isso acontecesse um dia e influenciasse de maneira decisiva o poder de compra dos consumidores.

Eles poderiam agora barganhar e pechinchar à vontade. Aumentou-se a concorrência entre as empresas de comércio, e o poder de compra dos clientes aumentaram significativamente.

A mídia conseguia com o poder das Relações Públicas e Marketing espaço mais aberto para suas propagandas e assim aumentar gradativamente as suas vendas. DRUCKER (2008)
DÉCADA DE 2010

Com a expansão do crescimento econômico e os avanços tecnológicos, como a biotecnologia e a robótica e o aumento da capacidade de produção de automoves, eletrodoméstico e eletrônicos em geral.

Tornou-se bem mais fácil o poder de compra das pessoas envolvidas neste cenário. O marketing Social como exemplo transformou-se num elo de ligação entre a sociedade e as empresas produtoras desses produtos.

Quem não adoraria comprar um carro importado, uma roupa nova, mas, contudo, ainda faltava dinheiro. Nos últimos 15 anos cresceu de forma exponencial esses meios de comércio. Plataformas como o Skype proporcionam ligações gratuitas e a longa distância.

Seus usuários tornaram-se agentes de marketing e o mesmo acontece com o Facebook e o e-bay.

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