A biblioteca municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira teve sua inauguração datada do dia 10 de novembro de 1940, e o local foi a sede da associação comercial industrial agropecuária, localizada na avenida João Pinheiro, no período de gestão do prefeito Vasco Gifone, na cidade de Uberlândia em Minas Gerais.
A partir do momento da sua criação, o dispositivo cultural ocupou diversos espaços, até que finalmente foi transferida no ano de 1976, data de aniversário de Uberlândia, e esse local recebeu uma nova denominação:
Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, em respeito para homenagear o ex-presidente da República (PREFEITURA DE UBERLÂNDIA, 2020).
E no ano de 2020, o acervo recebeu um endereço novo, agora está localizada na Praça Professor Jacy de Assis, local em que está localizado o centro Municipal de Cultura da cidade.
Diagnóstico da biblioteca municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira
Abaixo descreveremos um breve diagnóstico da Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, com o objetivo de realizar uma análise de sua estrutura física, sua clientela e a composição de seu acervo, horário de atendimento, unidade de informação e demais informações que julgamos necessárias para uma completa análise diagnóstica dessa conceituada Biblioteca.
Unidade de informação biblioteca municipal Juscelino Kubitschek de oliveira
Na Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, o público infanto-juvenil já possui disponível o espaço Vovó Caximbó Maria Inês Mendonça, que possui uma decoração lúdica e de muita interação da coleção Bichos Fantásticos (Mais especificamente programados para as crianças).
E ainda conta com uma brinquedoteca, que fica ao lado com o Cultura Digital. Ela proporciona uma infraestrutura de computadores e softwares para a realização de cursos e utilização pelos seus frequentadores (PREFEITURA DE UBERLÂNDIA, 2020). Segundo ainda a Prefeitura:
Esse espaço é formado ainda de uma galeria para as exposições, Gibiteca, Sala multiuso, sala Uberlândia (totalmente para a exposição de história e obras uberlandenses), Hemeroteca (com uma vasta coleção de jornais, revistas e periódicos).
E um local para realização de pesquisas, ilha de computadores para que os alunos possam acessar o acervo eletrônico da Biblioteca, sala de oficinas, sala de literatura e a parte administrativa, como a sala da diretora, acervos, entre outros
Instituição Mantenedora
A instituição mantenedora da Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira é a prefeitura municipal de Uberlândia.
O quê: Programação especial de reinauguração;
Onde: Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que está localizada no centro Municipal de Cultura Praça Jacy de Assim, s/n.
Quando: terça-feira (18), 8h15
Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira de 08:15 as 18:45.
Unidade de Informação
Nome da Biblioteca: Biblioteca Pública Municipal JK
Segundo a prefeitura de Uberlândia, a Biblioteca Juscelino Kubitscheck de Oliveria:
Ela conta com um acervo de mais de 40 mil livros a disposição para que possam serem emprestados para a comunidade. Fora isso, no seu ambiente são feitas atividades, tais como oficinas, palestras, cursos, contação de histórias, exposição e apoio pedagógico para as crianças.
Horário de funcionamento:
Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta: 08:15 – 18:45
Sábado, Domingo, Feriado: Fechado
Entrada: Franca
Atividades realizadas: Empréstimo de livros, reuniões, local para trabalhos de informática.
Acessibilidade:
Rota externa acessível: Calçada rebaixada, Rampa
Local de entrada e saída: sinalizado
Local do estacionamento: sinalizado
Possui ainda área de circulação interna para cadeirantes, lazer e UHs, e área de circulação entre o mobiliário.
Sanitário: Barra de apoio
Tipo de visita: Autoguiada
Histórico da Instituição: A biblioteca municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira teve sua inauguração datada do dia 10 de novembro de 1940, na sede da associação comercial, Industrial e Agropecuária.
Localizada na avenida João Pinheiro, no período de gestão do prefeito Vasco Gifone, na cidade de Uberlândia em Minas Gerais.
Área de Atuação, objetivos e finalidades: Acervo de empréstimos de livros, obras literárias, espaço para trabalhos de informática e centro cultural.
O espaço é formado ainda de uma galeria para as exposições, Gibiteca, Sala multiuso, sala Uberlândia (totalmente para a exposição de história e obras uberlandenses).
Hemeroteca (com uma vasta coleção de jornais, revistas e periódicos), local para realização de pesquisas, ilha de computadores para que os alunos possam acessar o acervo eletrônico da Biblioteca, sala de oficinas, sala de literatura e a parte administrativa, como a sala da diretora, acervos, entre outros