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A Educação à distância – Novas tecnologias – gestão escolar

A Educação à distância – Novas tecnologias – gestão escolar: Desde muitos anos atrás já havia educação, e há não muito tempo se pensava em uma maneira que fugisse aos métodos tradicionais de ensino. E com o tempo foram surgindo formas de difundir o ensino, desde cursos simples até cursos profissionalizantes.

Hoje temos os cursos de graduação e pós-graduação realizados, em ambiente virtual via internet. Foi feito um trabalho com o intuito de mostrar como é aplicado o ensino geral e o ensino de matemática na modalidade a distância para que seja como mais uma aprendizagem e experiência acadêmica.

A internet é hoje em dia um campo virtual de comunicação e de divulgação de informações. Torna-se necessário que as instituições de ensino utilizem equipamentos e tecnologias que ofertem a modalidade de ensino à distância.

O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs) proporcionam novos formatos de gerar conteúdo e divulgar informação, especialmente no contexto educacional, vem ganhando espaço e abre portas no ensino de diversos cursos.

A facilidade de acesso ao ensino, às mais diversas fontes de informação e materiais que podem ser impressos e multimodos, tornam o processo ensino-aprendizagem mais próximo do aluno.

A educação a distância requer o entendimento de que o processo ensino-aprendizagem venha conduzir a uma só direção: a proximidade do aluno, não no sentido espaço/tempo, mas no exercício de sua autonomia.

Assim sendo, a metodologia didática e os meios de comunicação e a troca de informações no parâmetro EAD possibilitam autonomia e autoaprendizagem.

Há décadas atrás já se discutia técnicas de como introduzir o ensino a distância, distanciando-se dos métodos convencionais de ensino.

No ensino básico e no ensino superior, o artigo 80 da lei de Diretrizes e Bases da Educação veio regulamentar essa nova modalidade de ensino. Esse artigo diz que o poder público é que incentivará o desenvolvimento e a veiculação de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino(Lei 9394/96)

Após a edição dessa lei em 1996, a tecnologia da informação voltada para a educação teve um grande salto no número de cursos ofertados que fazem uso dessas tecnologias.

A integração das tecnologias de informação e comunicação mudou completamente a forma de ofertar o ensino á distância nas modalidades tanto nos cursos de graduação como nos cursos de especialização e aperfeiçoamento e também de extensão, formação complementar entre vários outros.

A maioria dos cursos é oferecida pelas instituições particulares, más as públicas também vêm ganhando espaço. O uso dessas tecnologias é cada vez mais comum nas salas de aula como os tabletes, notebooks e smartphones.

As tecnologias que conhecemos hoje, mais precisamente os computadores em rede e mais especificamente a internet, apontam para infinitas áreas de pesquisas para os professores pesquisadores.

As redes de computadores derrubam barreiras e apontam para banco de dados cheios de informações transpondo assim barreiras de tempo e do espaço. Os mecanismos de pesquisa hoje em dia apontam para milhares de resultados em uma pesquisa.

Não basta apenas que se tenha o mecanismo de busca e nem tão pouco competência de acesso as informações. É imprescindível que lhes desenvolvam critérios para buscas, selecionar, tratar e divulgar as informações.

JARBAS NOVELINO BARATO, que trabalha há décadas com as tecnologias em educação, chama atenção para que só existência de redes que permitam acesso a qualquer tipo de informação não quer dizer que a educação é melhor.

BARATO diz: “para que haja educação, é preciso muito mais do que uma massa formidável de informações imediatamente acessíveis: é preciso que haja elaboração do saber, considerando o jogo da interatividade entre conhecimento, informação e ação humana.” (2002, p.109).

A Educação à distância – Novas tecnologias – gestão escolar

Quando falamos sobre rede de computadores e ensino a distância, pensamos logo computadores e internet, confundimos isso com informática. Planejam-se muito interligar computadores em rede, estão mais preocupados com a infraestrutura.

Contudo se esquecem de que sistemas informatizados necessitam de pessoas informatizadas, esquecem-se também dos softwares que fazem a interligação dos alunos ao conteúdo de estudo propriamente dito.

Nos últimos anos temos visto um desenvolvimento bastante grande, a informatização das escolas, mesmo apesar de existirem uma grande demanda por laboratórios, e velocidade de acesso mais rápido.

Por avançar a cada dia mais rápido, ficando meio que com medo de investimentos que em pouco tempo estaria defasado, diante da rapidez com que surgem as novas atualizações. O gestor fica meio receoso de fazer qualquer investimento. Mas isso não deve ser um empecilho para o investimento.

Deve-se na gestão tecnológica ter domínio técnico. Treinar e saber usar cada ferramenta de trabalho. Se praticarmos com o computador todos os dias, estaremos mais capacitados do que se tocássemos nele apenas uma vez por semana.

Devemos ainda garantir o domínio pedagógico e gerencia-lo para melhor desenvolver o processo de aprendizagem, permitindo assim que alunos e professores também tenham acesso às informações pertinentes.

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