Pular para o conteúdo

Produto Educacional

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
PRODUTO EDUCACIONAL (1)

Atividade financeira do Estado

Algo que está de forma intimamente ligada ao orçamento público é o estudo da Administração Financeira e Orçamentária (AFO).

organograma-300x237 Atividade financeira do Estado

De forma resumida, o Direito Financeiro se dá na base do Direito Público que regulamenta a Atividade Financeira do Estado (AFE), e por sua vez, ENVOLVE 4 fatores que se ligam estreitamente:

1) Conseguir Receita Pública (orçamentária);

2) Fornecer o Crédito Público (empréstimo público);

3) Realizar a Gestão do Orçamento Público (LOA – Lei Orçamentária Anual);

4) Gasto com recursos – Executar a Despesa Pública (orçamentária).

Veja a figura abaixo e compreenda melhor a Atividade Financeira do Estado:

atividade-financeira-do-estado-300x176 Atividade financeira do Estado

Vale a pena ressaltar aqui que a análise da Execução Orçamentária e Financeira, integra-se ao conteúdo que pertence à AFO, englobando o Direito Financeiro e direcionando-se para o lado administrativo, isto é, a sua área de atuação está relacionada para tarefas financeiras do Estado em nível de sua aplicação da Administração Pública.

Dessa maneira, o nosso objetivo com este artigo em nível de Administração Financeira e orçamentária é dar uma noção superficial, contudo concisa sobre a Administração Financeira do Estado, segundo a legislação vigente.

O Doutrinário Ricardo Lobo Torres conceitua o Direito Financeiro como sendo:

(…) o conjunto de normas e princípios que regulam a atividade financeira, incumbindo- -lhe disciplinar a constituição e a gestão da fazenda pública, estabelecendo as regras e os procedimentos para a obtenção da receita pública e a realização dos gastos necessários à consecução dos objetivos do Estado.

Mas para o Doutrinador Kiyoshi Harada é “o ramo do Direito Público que estuda a atividade financeira do Estado sob o ponto de vista jurídico”.

E para o Doutor Aliomar Baleeiro, “consiste em obter, criar, gerir e despender o dinheiro indispensável às necessidades, cuja satisfação o Estado assumiu ou cometeu a outras pessoas de direito público”.

Vejamos o que podemos concluir com isso: O Direito Financeiro do Estado incumbe-se do estudo do orçamento público (fazer a gestão dos recursos), da receita pública (conseguir recursos), da despesa pública (gastar o que tem de recursos) e do crédito público (gerar recursos).

Podemos dizer ainda que o estudo do Direito Financeiro possui como objeto o dinheiro que está no poder do Estado, isto é, a forma como ele consegue arredar e esgotar os seus recursos segundo as leis orçamentárias relacionadas.

Como podemos lembrar o que o senhor Aliomar, que disse que a atividade financeira do Estado consiste em obter, criar, gerir e despender o dinheiro indispensável às necessidades, em que a satisfação é que o Estado assumiu ou cometeu a outras pessoas de direito público.

Dessa forma, podemos concordar com MANUEL PIÑON, que disse que esse conceito poderia ser destrinchado em 3 partes:

1) o Estado, na realização da atividade financeira, tem como objetivo obter recursos (RECEITA PÚBLICA) para poder despendê-los (DESPESA PÚBLICA) na aplicação de seus fins.

2) além disso, nem sempre os recursos obtidos são suficientes, por isso o Estado precisa criá-los (CRÉDITO PÚBLICO), para que os mesmos sejam capazes de atender a todos os dispêndios.

3) por fim, toda essa atividade deve ser gerenciada (ORÇAMENTO PÚBLICO).

Assim o Direito Financeiro fixa normas para crédito público e receita pública e além disso regras para:

  • orçamento público;
  • receita pública;
  • despesa pública

 

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais:

 var /*674867468*/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *