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CINCO TIPOS DE AVALIAÇÕES QUE O PROFESSOR DEVE APLICAR EM SALA DE AULA

Uma das avaliações mais comumente utilizadas até hoje pelos professores é a tradicional prova escrita. Saiba que este tipo de avaliação já está fora do contexto das escolas atuais, mesmo que este método possa parecer a princípio eficaz. Este não precisa necessariamente ser o único método utilizado pelos professores em sala de aula.

O processo de avaliação pedagógica é algo que deve ser feito de maneira contínua e é necessário avaliar os alunos e dar uma nota de acordo com as nossas avaliações. Dessa forma, essas avaliações devem ser planejadas de forma à revisar os processos de ensino-aprendizagem.

Detalharemos a seguir algumas formas que podemos utilizar para compreender o processo avaliativo é relevante durante o ano letivo e como poderemos aplicar essas formas de avaliação.

COMO É E QUAL A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR

A avaliação é algo que está intimamente ligada ao processo educacional, e possui um conceito que está ligado ao planejamento tradicional de ensino, são classificatórias e de caráter punitivo – é realizada através de tarefas que implicam numa forma de dar notas ou conceitos para que a partir dessas notas/conceitos, os alunos sejam aprovados ou reprovados.

Contudo, você acha que realmente nessa modalidade de avaliação pode realmente avaliar o desempenho cognitivo de seus alunos no processo ensino-aprendizagem? Com certeza a resposta a essa pergunta seria: Não! Mas vamos entender a respeito dessa avaliação educacional.

A definição de avaliação escolar educacional mudou muito com o decorrer dos anos, e essa forma de entendermos ela como uma alternativa para o trabalho docente. Diversos recursos avaliativos precisam ser baseados na realidade de cada escolar e dentro do seu contexto, visando melhorias sempre.

Sim. Hoje em dia temos que essas avaliações se aderiram a muitas outras ferramentas que se tornaram indispensáveis para o fazer pedagógico. E isso implica não apenas em um fim, mas deve estar embasada em intervenções pedagógicas que conduzam à uma conduta cada vez mais eficiente e constante.

Veremos neste artigo que existem diversos tipos de avaliação, e cada uma com um objetivo próprio e diferente das outras. Umas até mesmo podem completar outras e elas não são mutuamente excludentes, diferentes métodos que podem fazer toda a diferença no momento de avaliarmos o ensino.

AVALIAÇÕES INTERNAS DE APRENDIZAGEM

As avaliações realizadas pelo professor docente dentro do ambiente escolar para averiguar a aprendizagem dos seus alunos são denominadas de avaliações de aprendizagem internas.

São feitas através do ato de se planejar o ano escolar e se baseiam na prática pedagógica do educador, e caso seja necessário pode haver um retrocesso na etapa de ensino.

Podemos dizer que nas avaliações internas pode-se utilizar avaliações somativas, em grupo, trabalhos individuais ou em grupo. Tem como objetivo apontar os resultados da aprendizagem de uma forma geral. Podemos afirmar que essas avaliações nos mostram o desempenho individual de cada aluno.

AVALIAÇÕES EXTERNAS, QUAL A SUA RELEVÂNCIA?

Certas avaliações ainda não necessariamente serão realizadas somente dentro da escola. Podem também serem feitas fora da escola e geralmente são denominas de avaliações externas de aprendizagem, e medem o desempenho dos alunos.

Podemos citar o ENEM, Prova Brasil, Pisa, Saeb, como exemplos de avaliações externas. Elas procuram medir a qualidade do ensino e serve de instrumento para que os órgãos competentes monitorem e elaborem políticas públicas, a partir dos resultados dessas avaliações.

Apesar de que este tipo de avaliação não realize um acompanhamento individual dos alunos, podemos raciocinar que são relevantes para serem realizadas análises e convertidas em trabalho efetivo para as instituições fazerem um direcionamento de suas ações pedagógicas.

O QUE AS AVALIAÇÕES ESCOLARES POSSUEM DE BOM

Sem sombra de dúvidas, as avaliações escolares conforme já comentamos, auxiliam os educadores a reavaliarem sua prática escolar juntamente com os alunos em sala de aula, com finalidade de aperfeiçoarem a todo momento essa prática educativa.

As avaliações devem ser vistas como algo constante dentro da escola. Assim, elas servirão de base e de ferramentas para que os professores conheçam cada vez mais os seus alunos, e para que possam melhorar cada vez mais o relacionamento com eles no processo ensino-aprendizagem.

TIPOS DE AVALIAÇÕES PARA APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Os diversos tipos de avaliação que existem não fornecem várias informações a respeito do desempenho dos alunos. Em particular, todo modelo possui certas características e finalidades próprios.

Existem, portanto, quatro tipos de avaliações que ficam juntamente com os tipos mais comuns de avaliação escolar.  E elas podem explorar os mesmos recursos avaliativos em alguns casos, que são:

  • avaliações diagnósticas;
  • formativas;
  • comparativas; e
  • somativas

Vamos entender cada uma dessas modalidades de avaliação nos parágrafos seguintes:

AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS

São parte integrante e conhecidas como diagnósticas, pois visam avaliar a realidade de saberes de cada aluno e averiguar suas habilidades ou suas possíveis dificuldades na disciplina em questão. Geralmente nessa modalidade, a averiguação é realizada no início de cada etapa do ano letivo e no final.

Esse tipo de avaliação possui como finalidade conhecer de forma mais clara cada um dos alunos, de forma a poder identificar suas reais necessidades.

Esse tipo de avaliação deverá ser feito por meio de aplicação de provas ou testes escritos, testes ou provas orais, simulados etc.

AVALIAÇÕES FORMATIVAS

Apesar de possuírem uma função diagnósticas de acordo com o que falamos anteriormente, as avaliações do tipo formativas de ensino-aprendizagem podem ter ainda como objetivo averiguar o desempenho escolar ou os problemas de aprendizagem dos estudantes.

Nesse tipo de avaliação procura-se medir o desempenho escolar dos alunos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Elas fogem da forma tradicional das outras avaliações que se vinculam de forma direta com notas e conceitos.

Esse tipo de avaliação utiliza, produções orais, questionários, exercícios, seminários, autoavaliações, estudo de caso, dentre outros métodos.

AVALIAÇÕES SOMATIVAS

Na verdade, podemos dizer que esse tipo de avaliação é a mais utilizada nas escolas brasileiras, e utiliza ao final do ano letivo a somatória das notas obtidas semestralmente, trimestralmente, ou por bimestre ou ainda por ciclo.

O seu aspecto principal se vincula ao processo de ensino-aprendizagem em mostrar o sucesso dos alunos na aquisição de conhecimentos ou não e de seus conteúdos, associando isso a conceitos ou notas.

Seus métodos são: avaliação bimestral, trimestral ou semestral, trabalhos avaliativos em grupo ou individuais, avaliações fechadas ou abertas, atividades com resultados construídos.

AVALIAÇÕES COMPARTATIVAS

Nessa modalidade de avaliação o que se busca é medir e verificar o rendimento e o nível de saber, além de mensurar as habilidades adquiridas pelos estudantes. Sua finalidade também é qualificar o ensino, e isso possibilita uma maior análise a respeito do que os alunos aprenderam ou não.

Nesse tipo de avaliação, devem ser propostos exercícios para serem feitos em casa pelos alunos, resumos de assuntos trabalhados em sala de aula, relatórios, pesquisas, atividades em dupla, ou ainda auto-avaliação.

Vale à pena destacarmos as modalidades de avaliações descritas aqui precisam necessariamente ocorrer de forma contínua e constante e ser parte integrantes dos processos avaliativos.

Isso implica em resultados essenciais para dar fundamentação para possíveis tomadas de decisão e favorecer uma atuação pedagógica dos educadores juntamente com os educandos.

Dessa forma, experimentar os diversos tipos de avaliações pode nortear a transmissão dos conteúdos para os estudantes, garantindo uma educação de qualidade.

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