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TDAH na escola e seus desafios aos professores

Adolescentes e crianças que apresentam dificuldades de concentração na sala de aula possivelmente serão diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tornando-se desafios para pais e professores.

Os alunos diagnosticados com TDAH encontram dificuldades para relacionar-se com professores, pais e colegas na sala de aula.

O professor deve estar atento, pois é o primeiro a identificar a mudança no comportamento do aluno e suas necessidades em sala de aula.

Ao verificar algumas mudanças, pode, em primeiro lugar, comunicar ao diretor da escola e em seguida aos pais e/ou responsáveis, para em seguida, encaminhar a um profissional especializado que tomará as medidas iniciais para a melhora da interação do aluno.

O tratamento da criança é feito mediante o grau de dificuldade que ela apresenta. As doses da medicação variam de acordo com sua melhora, portanto, é um tratamento longo e contínuo.

TDAH do tipo Desatento

Para crianças com TDAH do tipo predominantemente desatento, observar mudanças no comportamento e atenção, avaliações e o rendimento do trabalho em sala de aula.

Geralmente os trabalhos desses alunos dentro da sala de aula é visto como insatisfatório, pois as crianças exibem problemas significativos no controle do comportamento.

Realmente são grandes os desafios encontrados pelos professores e eles precisam estarem capacitados para atenderem esse público-alvo.

Existem diversos métodos para avaliar o aluno que são convenientes e apontam os efeitos dos medicamentos estimulantes, na qual incluem:

  • Escala Conners de Avaliação para Professores, Escala Completa de Avaliação do TDAH para Professores
  • Escala de Avaliação do TDAH-IV, por serem menores, disponibilizam informações concretas sobre a resposta ao medicamento.

DuPaul & Stoner (2007) apud DuPaul, Rapport & Perriello (1991, p. 191), afirmam que “Alterações induzidas pelo tratamento na produtividade e exatidão acadêmica podem ser avaliadas, em parte, pelo uso da Escala de Avaliação do Desempenho Acadêmico”.

  • Observações diretas do desempenho escolar – analisar a criança no ambiente natural considerado mais importante a ela.
  • Código de Observação na Sala de Aula;
  • Sistema de Codificação do Comportamento no TDAH;
  • Observação do Comportamento Relacionado à Tarefa;
  • Código de Observação no TDAH na Escola;
  • Medições do desempenho acadêmico – acumular informações abrangendo o desempenho da criança e as observações do comportamento.
  • Porcentagem de trabalho completada corretamente;
  • Avaliação baseada no currículo;
  • Escalas de avaliação por auto relato – direcionar para os seguintes fundamentos: disponibilizar dados que tragam conhecimentos sobre áreas do funcionamento, englobar o aluno no processo de avaliação do medicamento, o que pode aumentar as chances de melhoras no tratamento.
  • Auto Relato de Sintomas de Conners-Wells para Adolescentes.

As avaliações realizadas pelos pais, professores e de auto relato, devem ser preenchidas semanalmente.

Efeitos colaterais dos medicamentos

É importante ficar atento aos possíveis efeitos colaterais e entrar em contato direto com o médico responsável. Caso o efeito seja considerado grave, o seu uso deve ser suspenso.

Qualquer que seja o sistema de codificação empregado, as observações comportamentais devem ser conduzidas em um momento, durante o dia escolar, em que a criança esteja engajada em trabalho sentado independente, porque essa é, tipicamente, uma das situações mais problemáticas para estudantes com TDAH. Observações do comportamento social no refeitório e no pátio da escola também podem ser úteis. (DuPaul & Stoner, 2007, p. 196).

Realmente, os professores e pais enfrentam desafios constantes ao lidarem com crianças que possuem esse tipo de transtorno.

É algo interessante que podemos notar nas escolas é que elas não estão aptas a receberem esse tipo de clientela.

Mas, em certos estados já existem professores para ficarem à disposição dessas crianças, auxiliando-as a conviver num ambiente mais inclusivo.

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