Mesmo que a EAD tenha alçado grandes voos, principalmente no ramo da educação, a educação enfrenta ainda grandes desafios, principalmente desmistificando e quebrando preconceitos na conquista de novos espaços para a Matemática.
Visto que o prejulgamento por muitos como sendo de difícil aprendizagem e sem conexões com a realidade, a divulgação da matemática tornou-se um verdadeiro tabu ainda maior.
Mas esperam-se algumas melhorias ao passar das décadas. Melhoria nas ferramentas de ensino, nas mídias. E que novas ferramentas sujam ao passar dos anos.
Vivemos numa constante mudança, o clima muda, as pessoas mudam, enfim estamos em constante evolução, e a educação precisa acompanhar os avanços tecnológicos em constante evolução.
E a cada no que passa torna-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas no nosso dia a dia, a qual é essencial para a EAD.
O professor vem sendo uma ferramenta de trabalho descartável, deve agora encarar a tecnologia.
A democratização e as constantes mudanças no procedimento de conhecimento a distância EAD, o professor vem sendo desafiado.
Assim sendo, o docente possui grande necessidade de se aperfeiçoar e aprender, tendo em vista a sua necessidade.
A EAD é uma ferramenta, como potencial de levar educação de qualidade a inúmeras pessoas que dificilmente encontrariam outro meio tão convencional quanto este não por falta de competências.
Pois dessa forma, os ensinos podem ter a mesma qualidade, exigindo maior dedicação.
Há então uma participação do professor na construção do seu conhecimento. Os aparelhos tecnológicos contribuem para a aquisição do conhecimento e proporcionavam mais facilidade e flexibilidade, facilitando a aprendizagem Matemática.
Por meio das TIC e dos programas educacionais, torna-se possível a produção de objetos, cálculos ou situações de domínio Matemático, significando-o.
Para isso é preciso ficar à vontade com o hardware e conhecer bem o software usando a tecnologia. Entre a Matemática e as tecnologias existem relações importantes, a matemática desde há tempos vem evoluindo juntamente com as tecnologias e se encontram numa associação bastante peculiar.
Poderíamos dizer até meio simbiótica entre o saber(ciência) e o fazer(técnica). Busca-se a geração do conhecimento não podendo assim se dissociada d tecnologia disponível. D’Ambrosio (1996).
Atualmente ainda há um grande preconceito em consonância ao ensino de Matemática a distância.
Em educação Matemática, a aprendizagem e assimilação dos conteúdos dependem do que se caracteriza o “fazer matemática”: compreender, interpretar, induzir, deduzir, generalizar e finalmente demonstrar.
Tendo em vista estes pontos tem-se uma variedade de ofertas de cursos nas diversas áreas do conhecimento, e também em Matemática.
Ainda há uma resistência ao ensino a distância, apesar de ela preencher um espaço cada vez maior no país.
Há, entretanto um preconceito muito grande a cerca dessa modalidade de ensino.
O professor não é mais o único responsável pelo processo e ensino-aprendizagem, mas tornou um mediador do ensino.
Assim o aluno possui um papel fundamental nesse processo, é esperado dele mais até mesmo que o seu intermediador, deve se adaptar a técnicas que em sua educação básica, não eram exploradas.
Em Educação a distância temos o conhecido tutor que por muitos é visto com indiferença, por uma falta de conhecimento do real sentido da distância.
Trata-se de um orientador/mediador que apesar da distância, está caracterizado como sendo um professor a distância, construtor da aprendizagem e mediador entre o conhecimento e o aluno.
A EAD vem conquistando os professores de Matemática deixando-os perplexos com as facilidades de acesso aos recursos presentes para a aprendizagem.
Devido ao grande avanço da tecnologia no século XX, muitos alunos optaram a estudarem mais pelo ensino a distância utilizando-se dos seus computadores pessoais, celulares ou tabletes, quando tinham um momento livre liberado para o estudo.
Assim esse novo modelo de ensino, vem crescendo a cada dia o professor passa a ser um mediador/tutor do conhecimento.
Como o aluno é o mais interessado na aprendizagem, formam-se cidadãos mais críticos e mais podemos dizer capacitados, pelo menos nos cursos de licenciatura.
Os conteúdos podem ser propostos de maneira aleatória para a interação com o ensino dos conteúdos matemáticos.
No entanto o fator primordial é a característica do material didático utilizado no processo ensino-aprendizagem, as mídias e recursos virtuais podem ser utilizados tanto no curso de Matemática ou em outros cursos de graduação, ou pós-graduação.
Acerca do material didático, deve-se produzir um material didático capaz de provocar ou garantir a necessária interatividade do processo de ensino-aprendizagem.
Deve-se produzir um material de qualidade e de ensino interativo para obter êxito no aprendizado dando ênfase a interatividade como uma característica central do processo educacional.