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As tecnologias e a aprendizagem escolar – desafio do futuro

A implementação de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas fomentam a expansão do acesso à informação atualizada.

Para promover o surgimento de comunidades colaborativas de aprendizagem que se destacam na construção do conhecimento na área pedagógico-administrativa.

Após o surgimento e implantação da Lei Nº 9394/96 a classe ficou sufocada com uma verdadeira revolução na gestão da escola e do gestor escolar.

Deveres e inúmeras responsabilidades, habilidades e competências caíram sobre a administração pedagógica e comunitária.

São suas novas atribuições: gerenciar, coordenar, acompanhar e executar atividades que antes não eram de sua alçada.

Este artigo vai mostrar o papel de gestor escolar no uso das tecnologias educacionais no ambiente escolar, no qual vai-se determinar que a influência do gestor.

Junto aos demais funcionários da escola para a utilização das novas tecnologias educacionais.

Sempre que dizemos tecnologias, pensamos imediatamente em computadores, vídeo, software ou internet.

O conceito de tecnologia

As tecnologias em si, podemos dizer que são os meios, e a maneira ou forma os meios são organizados, também formam uma tecnologia.

Vivemos numa época em que a tecnologia se tornou quase um “membro” de nosso corpo.

Um celular torna-se um projetor de slides, envia e recebe mensagens a qualquer momento.

Já estão abandonando o notebook e o computador, pois o smartphone faz praticamente tudo o que o computador faz.

Por exemplo conectado na rede wifi ele aciona uma impressora e pode-se imprimir um texto.

O histórico escolar do aluno (documento oficial que o aluno receber ao pedir sua transferência para outra instituição, já é feito pelo sistema.

Geralmente quando o sistema sai do “ar” não se faz praticamente nada na secretaria da escola, a Secretaria da escola para.

E os educadores que estão nas escolas há anos, ficam perdidos, mostrando um verdadeiro “pavor” em desenvolverem atividades que envolvam equipamentos tecnológicos.

Geralmente as novas tecnologias estão adentrando na sociedade velozmente, mas na escola permanece o medo, a desconfiança e falta de incorporação da tecnologia.

Por esse motivo nós podemos observar que ainda existem escolas sem profissionais capacitados, vemos laboratórios de informática trancados sem serem utilizados.

Tecnologia que já chegam nas escolas defasados tecnologicamente e que não serão utilizados na sua maioria.

Permanece a cargo do gestor ter liderança, a capacidade e a iniciativa de lidar com os profissionais envolvidos nos assuntos e objetivos educacionais.

Sim. todos os envolvidos no cenário escolar (funcionários, professores, alunos, pais e comunidade).

Sua presença se constitui uma base sólida para que seja de suma importância na escola e apesar de ser utilizada em toda a sociedade ganhando espaço também nas escolas.

É fruto da inteligência e do trabalho do homem e da sociedade.

Mesmo que a produção tecnológica vise o consumismo pela sociedade capitalista, ela se faz necessária também na escola.

É digno de nota que a introdução disparada das tecnologias na escola brasileira se deu a   partir da década de 60, de forma bem sistematizada.

Tendo como objetivo de levar equipamento tecnológicos para dentro das salas de aulas.

De maneira cada vez mais acelerada a ideia era inserir o país no Mercado econômico mundial como produtor e consumidor de bens, esperava-se um desenvolvimento ligado ao capital estrangeiro.

Isso preconizou o uso dos meios tecnológicos como um fator de modernização da prática pedagógica como solução de todos os inconvenientes.

Neste contexto surge a tecnologia educacional (TE) que numa visão tecnicista daria destaque aos meios de educação sem ligá-los aos seus objetivos.

Outro tema abordado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação é a respeito da autonomia que os gestores possuem.

E fazendo com que as comunidades se harmonizassem e se caracterizassem como sociais, culturais e pedagógicas.

A gestão escolar deve facilitar a alunos e professores a organização e a busca por novos saberes.

Trabalhando num processo dinâmico e continuo com uma interação proporcionados pelas TICs.

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