No Brasil, todos os anos as nossas escolas realizam uma programação para conscientização para a educação infantil dos nossos alunos sobre a educação no trânsito, e isso ocorre entre os dias 18 a 25 de setembro.
Ocorrem nesses dias, atividades lúdicas para levar a cultura sobre a segurança no trânsito e a preservação da vida.
Ocorre uma aula especial sobre a sinalização e normas de trânsito com o objetivo de mostrar para as nossas crianças que elas necessitam desenvolver habilidade, tais como entender as placas, fazer a resenha de um trajeto, definir pontos de referência.
Além de compreender a relevância de um trânsito seguro, aprendem ainda atividades que envolvem escritas e oralidade de maneira contextualizada.
Na hora da saída das aulas, as mães ficam nervosas manobrando os carros, quando deveriam continuar a rodar para esperar o momento correto de pegar suas crianças. Nesse momento, é hora de ter bastante atenção.
Muitas vezes, o trânsito parece não fazer parte do mundo das crianças. Porém devemos conscientizá-las desde a tenra idade, é algo intrínseco à cidadania e à nossa sociedade.
O ministério da saúde destaca que a causa principal de óbitos de crianças no Brasil são acidentes. Com grande maioria morrendo por atropelamento, chega a 38%.
Educar as crianças para evitar acidentes de trânsito
Sabemos que o Brasil ocupa o 5º lugar mundial em acidentes de trânsito no mundo, de acordo com a organização mundial de saúde (OMS).
Isso ocasiona um custo enorme para os cofres públicos, que ficam em torno de 30 bilhões de dólares por ano.
No entanto o gasto mundial gira em torno de 500 bilhões. Por essa razão, a OMS acha que os acidentes de trânsito se tornou um problema de saúde pública.
Anualmente são apresentados propostas com o objetivo de desenvolver jogos que possam adequar ao dia a dias das crianças.
A sociedade tem que se envolver nisso de qualquer maneira, visto que os acidentes tendem a aumentar a cada ano que passa.
Existem filmes, livros, jogos de tabuleiros que podem ser utilizados nas escolas para conscientizar as nossas crianças e educar os adolescentes sobre a importância de um trânsito seguro.
Existe um jogo chamado de RPG que foi desenvolvido justamente para educar os adolescentes a respeito do trânsito.
Relata a história de uma idosa que tinha deixado uma herança para diversas pessoas. E os herdeiros deviam chegar ao lugar para terem a herança, sendo que ele podiam ir à pé, de carro, etc.
E no percurso se deparavam com imprevistos como a chuva, um buraco, e assim o envolvimento dos adolescentes era espetacular.
Como deve ser trabalhada a educação das crianças para o trânsito
É necessário desenvolver de maneira lúdica. Buscar a realidade do trânsito e leva-la até as nossas crianças.
É preciso antes de tudo, ter muita criatividade. Podemos usar o teatro, a dança, obras de arte, entre outros.
Temos diversas escolhas, mas que tipo de atividade elas mais gostariam que fossem realizadas. Podemos usar brincadeiras, visto que as maiorias das crianças gostam de brincadeiras.
Concursos e campanhas educativas sobre o trânsito
Atividades lúdicas infantil e fundamental I
A polícia Civil do estado de Minas Gerais, está com uma equipe do departamento de trânsito de Minas Gerais para comparecerem as escolas públicas e privadas, visando ensinar às crianças de maneira lúdica, as normas de trânsito.
E ainda realizar a orientação a respeito de formas de prevenir acidentes. Contará ainda com distribuição de prêmios e panfletos educacionais.
A campanha terá os seguintes jogos educativos:
1 – Jogos de tabuleiros: que contará com normas de trânsito de maneira que, a medida eu as crianças irem jogando e passando a frente, vão encontrando regras do trânsito.
2 – Circuito: é uma pista que imita algumas partes das vias públicas com a sua sinalização. E as crianças estarão em carrinho de brinquedo e deverão ser guiadas para transitar pela via com orientação das regras de trânsito. Aquela criança que passar no teste receberá a CNH fictícia de motorista.
2 – Jogo de dominó: é um dominó de forma tradicional, porém com as figuras das placas de trânsito.
3 – Bloquinho de multas: Vão ser distribuídos blocos de multas parecidos com os originais utilizados pelos agentes de trânsito para que as crianças multem os infratores de seu dia a dia.
4 – Teatro com fantoches: serão presenciais ou on-line das plataformas google meet, zoom, Microsoft teams, segundo a preferência da escola.
Se a escola quiser receber a visita da equipe, a direção precisa enviar uma solicitação com as informações abaixo preenchidas para o e-mail: cet.detran.pcmg@gmail.com.
Deverá conter os seguintes campos preenchidos:
- Nome completo da escola;
- Endereço;
- Turmas que irão participar das atividades;
- Turno das turmas que irão participar das atividades;
- Telefone da escola;
- As atividades que a escola teria maior interesse;
- Se for teatro ou fantoche, se ela deseja apresentação presencial ou on-line.