O ensino fundamental com nove anos é a etapa mais longa da educação básica, que vai do 1º ao 9º ano. Essa etapa tem como objetivo garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, tanto nos aspectos cognitivos, quanto nos sociais, emocionais e culturais.
O ensino fundamental com nove anos também visa preparar os alunos para o ensino médio e para a vida cidadã, desenvolvendo competências e habilidades essenciais para o século XXI.
O ensino fundamental com nove anos foi instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 2006, e implementado progressivamente em todo o país até 2010.
O aumento da duração de oito para nove anos teve como principal motivação a inclusão de crianças de seis anos na escola, que antes ficavam fora do sistema educacional ou frequentavam a educação infantil.
Com isso, espera-se reduzir as desigualdades educacionais e ampliar as oportunidades de aprendizagem.
O ensino fundamental com nove anos é organizado em dois ciclos: o primeiro ciclo, que vai do 1º ao 5º ano, e o segundo ciclo, que vai do 6º ao 9º ano.
Cada ciclo tem suas especificidades e desafios, mas ambos devem seguir as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os direitos de aprendizagem e as competências gerais e peculiares de cada área de atuação dos professores.
Além da BNCC, os estados e os municípios podem complementar o currículo com conteúdos regionais e locais, respeitando a diversidade cultural e as demandas da comunidade escolar.
O ensino fundamental com nove anos é uma fase para formar os estudantes, pois é nesse período que eles ficam plenos dos saberes de leitura, escrita e matemática, e ainda ampliam seus conhecimentos sobre o mundo natural e social, as artes, a cultura, a tecnologia e os valores humanos.
O ensino fundamental com nove anos também é uma oportunidade para os alunos desenvolverem sua autonomia, sua criatividade, seu senso crítico, sua colaboração e sua responsabilidade.
Por isso, é importante que as escolas ofereçam um ensino de qualidade, que respeite as diferenças individuais e coletivas dos estudantes, que promova a participação da família e da comunidade, que valorize os professores e que garanta as condições adequadas de infraestrutura e recursos pedagógicos.
Mas você já se perguntou porque o ensino fundamental passou a durar nove anos no Brasil? Essa mudança, que ocorreu em 2006, teve como objetivo garantir uma educação básica de qualidade para todas as crianças e adolescentes do país.
Mas quais foram as razões e os benefícios dessa ampliação? Vamos te explicar isso e outras mudanças neste artigo. Acompanhe-nos na leitura!
Mas o que vem a ser o ensino fundamental?
O ensino fundamental é na verdade uma fase da educação básica que abrange o 1º ao 9º ano. Ele é obrigatório e gratuito para todos os brasileiros com idade entre 6 e 14 anos.
O ensino fundamental tem como finalidade desenvolver as capacidades cognitivas, afetivas, sociais e culturais dos estudantes, além de prepará-los para o ensino médio e para a vida cidadã.
Mas porque houve essa mudança na duração do ensino fundamental?
Antes de 2006, o ensino fundamental durava apenas oito anos, começando aos 7 anos de idade e terminando aos 14. No entanto, essa estrutura apresentava alguns problemas, como:
1- A defasagem idade-série, ou seja, muitos alunos retardatários em relação à etapa que precisariam estar segundo a sua idade;
2- A evasão escolar, ou seja, muitos alunos abandonavam os estudos antes de concluir o ensino fundamental;
3- A baixa qualidade do ensino, ou seja, muitos alunos não aprendiam os conteúdos e as habilidades esperados para cada ano.
Para resolver esses problemas, o governo federal aprovou a Lei nº 11.274/2006, que ampliou o ensino fundamental para nove anos, incluindo o 1º ano como parte dessa etapa.
A mudança teve como principais objetivos:
1- Antecipar o ingresso das crianças na escola, favorecendo o seu desenvolvimento integral e a sua socialização;
2- Reduzir a defasagem idade-série, garantindo que os alunos concluam o ensino fundamental aos 14 anos;
3- Diminuir a evasão escolar, aumentando as chances de permanência e sucesso dos estudantes;
4- Melhorar a qualidade do ensino, adequando os currículos e as metodologias às necessidades e às características dos alunos.
Quais foram as vantagens do ensino fundamental de nove anos?
O ensino fundamental de nove anos trouxe vários benefícios para a educação brasileira, tais como:
1- Aumento da escolaridade média da população, contribuindo para que o país pudesse se desenvolver economicamente;
2- Maior acesso à educação infantil, que é considerada uma etapa fundamental que as crianças se desenvolvam cognitivamente;
3- Maior articulação das fases da educação básica entre si, favorecendo a continuidade e a progressão dos estudos;
4- Maior diversidade e flexibilidade nos currículos e nas propostas pedagógicas, respeitando as especificidades e os interesses dos alunos;
5- Maior valorização da infância e da adolescência.
Esses são algumas das vantagens que podemos citar com relação a essa mudança que ocorreu no ensino fundamental que passou de oito para nove anos a duração dessa etapa.