As mídias como recursos tecnológicos estão se aprimorando a cada dia e vem substituindo cada vez mais a mídia gráfica, e ainda o ensino de matemática a distância vem se destacando.
Assim sendo em poucos anos, poderemos encontrar material didático na internet, nas intranets ou até mesmo nos tabletes para o ensino de matemática a distânicia, até mesmo nos celulares mais modernos.
É digno de nota que já podemos encontrar material sobre qualquer assunto hoje em dia na internet.
Novamente quero chamar atenção para o fato que à medida que se evolui as TIC, o material impresso vai sendo cada vez mais sendo substituído pela mídia digital.
E vem sendo difundidas novas metodologias de elaboração de meios de divulgação, do formato e da interação, motivando os alunos e despertando neles o interesse no aprender fazendo com que eles não desistam dos cursos.
As características da psicologia voltada para a busca de reflexão sobre o processo para produção do material didático, deram-se muita ênfase a possibilidades das mídias para a produção de material didática EAD.
Tendo por base o que foi dito acima, o digital apresenta todas as características possíveis necessárias no desenvolvimento de um processo de aprendizagem construtiva e colaborativa.
Devido a interatividade é real. Avaliar a possível utilização de trabalhos com movimento, com textos, com imagem é essencial para pluralizar a potencialidade digital.
Muito se confunde educação a distância com educação distante, e isto é um grande equívoco.
Mas ainda assim se adaptar as novas metodologias de ensino aprendizagem não é tão fácil, por isso a grande aversão dos professores de Matemática é muito grande.
A EAD vem possibilitando uma flexibilidade de estudo, criando novas oportunidades de ensino, pelo fato de os professores terem necessidade de conhecimento.
O principal agente e responsável pela sua auto formação é o aluno, propagador da aprendizagem. O desenvolvimento e crescimento da EAD e sua versatilidade mostra o quanto o aluno é responsável pela sua aprendizagem.
Os recursos e mídias digitais contribuem para a auto formação do aluno a distância.
Assim o ambiente multimídia, os softwares juntamente com os tutores responsáveis por orientar, contribuem para a aprendizagem, mas o maior responsável é o aluno, pela sua formação.
A EAD em nosso país se regularizou em 1998, essa modalidade apresenta uma metodologia diferente da educação tradicional.
Ficando conhecida pela maneira do aluno aprender, que se resume em uma autoaprendizagem e com a intermediação sistemática de recursos previamente organizados e que possibilitam essa autoaprendizagem.
A educação a distância está conquistando uma independência muito grande nos últimos anos e está crescendo cada vez mais nesse século XXI.
Se por um lado a educação presencial faz uso de recursos tradicionais, como quadro e giz, na educação a distância o principal cenário da prática de ensino depende da informática.
Então é necessário que o professor tenha predisposição às mudanças que permeiam essa nova modalidade na prática da educação a distância.
E se esse professor de matemática, acostumado como o ambiente de uma sala de aula presencial, acostumado a “olho no olho” , com seu diário de classe, seu porta giz e apagador, que quase não está mais dando conta do recado, e coloquemos, no ciberespaço, navegando em uma plataforma linux.
Para isso, o docente deve ter pelo menos um conhecimento básico de informática, como por exemplo saber editar textos, fazer e editar planilhas, apresentações multimídias.
Ele precisa desenvolver essas novas habilidades e ter como objetivo, segundo Zamudio (1997), a autoafirmação.
No ensino a distância a orientação é feita pelo tutor que assumiu a partir do século XX o papel de orientador e auxiliar no acompanhamento dos trabalhos acadêmicos.
Ele é responsável também por promover a interatividade, Revista Multitexto, 2015, v.3, n.02 43 artigos de revisão.
A comunicação entre os professores, alunos e tutores, são feitas por meio de ambientes virtuais e plataformas na quais é possível sanar dúvidas e questionamentos.
Esses materiais audiovisuais alcançam a aprendizagem destacadamente pois possibilitam compreender melhor e apoiar conceitos dentro da Matemática.
Através também de videoconferência podem ser sanadas dúvidas gerais, bem como através de recursos audiovisuais podemos também ter aí uma interlocução que pode ser de grande ajuda.
A explanação do professor pode ser muito se feita através de um vídeo aula.
Hoje em dia o MEC não distingue se o diploma de curso superior é oriundo de um curso a distância ou um curso presencial.
Isso traz benefício para muitas pessoas que moram muito longe dos centros urbanos, assim podem se ajustar a determinados horários para estudarem.
Isso permite que muitos professores de matemática estejam se formando, capacitando e melhorando a oferta de ensino, tanto no ensino básico quanto no ensino superior.
O ensino de matemática a distancia
As instituições em massa utilizam um polo presencial onde os alunos são reunidos por vários locais e estes podem ser longe da casa do aluno.
Também temos trabalhos realizados por pequenos grupos, de preferência de regiões próximas.
As duas formas acima devem ter aulas através de videoconferência em que as aulas aproximam professor e alunos.
Esse meio de educação a distância permite que a didática da matemática tenha chances de oferecer aos estudantes realizar um curso superior e se empregar logo após a conclusão do mesmo.
Essa ideia mostra que dá para haver capacitação de professores nessa mesma modalidade para poderem auxiliar aqueles que utilizam tal meio de comunicação.
Pode-se possibilitar a colocação de comentários e também sanar dúvidas frequentes ao final das aulas.
Os cursos possuem data de início e termino previamente determinados, com duração mínima, pois o MEC por exigências legais regulamentadas estabelece prazo mínimo e prazo máximo de duração dos cursos inclusive a licenciatura em Matemática.
Há todo um processo voltado ao pessoal, em que se constrói um ou sentidos que tem por regras de linguagem e admiração .
Mas o importante é que o material didático de fácil leitura para o aluno que é o foco principal do professor. Este por sua vez vai nortear e dar significado aos meios eletrônicos, isto é, as mídias.
Afirma-se que as mudanças nas modalidades de aprendizagem a distância com a introdução das TIC, devem ser encaradas de outras formas se comparada com o ensino tradicional.
Pressupõe-se que o professor assuma uma nova estrutura no processo ensino-aprendizagem, no qual ele medeie as interações do aluno e do objeto de estudo.
Vários professores que estão hoje na modalidade de aprendizagem a distância certamente foram ou ainda são do ensino regular presencial.
O desafio do professor hoje, é quebrar esse paradigma do ensino tradicional, e deixar de ser um mero transmissor de conhecimento.
Os cursos de licenciatura em matemática EAD podem ser realizados a distância. De tal forma que desde que sejam respeitados os conceitos expostos acima e também com a utilização de um bom material didático, os professores capacitados podem e devem sempre trazer à tona.
A motivação desses alunos para que eles não desistam de terem o ensino de matemática a distância, e que eles estudem e cumpram os objetivos aos quais se propuseram a cumprir.