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O conceito Coaching na gestão de pessoas

O conceito Coaching na gestão de pessoas – Segundo Lange (2014), o coaching ajuda a fazer determinadas alterações nas competências e dá ainda orientações de outras que devem ser cultivadas, aperfeiçoadas ou estimuladas pelo coachee.

Auxilia ainda no desenvolvimento das pessoas para que possam dar o seu melhor dentro do ambiente corporativo e suas constantes transformações.

Conforme a autora, se seguirmos essa metodologia no processo de desenvolvimento pessoal e do lado profissional, de olho no futuro sem esquecermos o presente, o indivíduo poderá atingir os seus objetivos, melhorando suas habilidades e competências.

O coach, é o responsável por orientar todo o processo, visando auxiliar o cliente “coachee” para alcançar ao máximo as suas potencialidades, dando-lhe o incentivo e ensinando-a a superar seus limites e aprender com seus recursos inclusive com os seus limites.

Levando para o lado organizacional, o coaching significa uma forma de trabalho que visa capacitar as pessoas tornando-as capazes de desenvolver suas competências.

Assim, conforme Flaherty (1999), as pessoas se aperfeiçoam de forma a contribuir mais intensamente para as suas organizações e encontram significado no que realizam.

O coaching nas organizações

Similarmente, Chiavenato (2002) destaca o coaching, nas organizações, como uma forma de relacionar novos conhecimentos e atitudes juntamente com as habilidades de maneira a agregar valor para as organizações.

Segundo Ferreira (2008), análises sobre o auxílio do coaching para as organizações e desenvolvimento de executivos, mostram-se ainda incompletas, incipientes e sem tanta precisão.

Verifica-se ainda que o coaching é um assunto de poucas pesquisas cientificas de que se tem notícia no meio acadêmico. Observamos dessa maneira uma grande necessidade de se tomar iniciativa para buscar um maior aprofundamento nessas questões do tema.

Esse aprofundamento pode ajudar no processo de encontrar novas possibilidades que possam concorrer de maneira mais sólida para o desenvolvimento dos executivos e das pessoas envolvidas nas organizações.

Os líderes que cooperam para o coaching levam consigo informações relevantes que podem contribuir para o processo de formação do indivíduo e para as organizações. Isso quer dizer que fazer uma análise dos executivos, gestores de organizações, que já fizeram algum processo de coaching pode trazer incentivos para o seus desempenho e atividades.

Definição de coaching

Segundo Krauz (2007), coaching é um meio de desenvolvimento pessoal e profissional, que destaca o presente e o futuro, e ajuda um indivíduo ou grupo de pessoas a alcançarem seus objetivos com a finalidade de aprimorarem suas competências e desempenho profissional.

O coach, que é o guia desse processo, ajuda o cliente “coachee”, a conseguir alcançar o excelso do seu potencial e ainda a conhecer-se através de seus limites.

Essa técnica objetiva auxiliar na fixação de metas de forma organizada de modo que o coachee alcance determinado objetivo. O coach, primeiramente realiza um diagnóstico em detalhes das condições iniciais do cliente.

E logo após, cria um plano de ação com as prováveis metas e objetivos que o coachee poderá alcançar.

Dessa forma o coach, ajuda o coachee não somente a estabelecer os objetivos, mas também na técnica a ser utilizada por ele para chegar ao resultado desejado.

Desse forma, superando os desafios que possa encontrar pela frente. O processo é realizado a partir do foco que se escolheu.

Com a prosperidade do mercado de trabalho e uma melhor valorização do capital humano, as instituições buscam líderes que possam entender e reconhecer o poder de trabalho dos seus subordinados para que dessa forma gerem resultados mais progressivos.

Segundo Di Stéfano (2005), nessa procura desesperada por melhores condições, muitas empresas têm proporcionado o coaching aos seus administradores.

Segundo Marques (2012), no ano de 1830, essa palavra começou a ser utilizada em faculdades da Inglaterra para representar os tutores em educação.

Após um século, coaching passou a ficar ligado à habilidade de fazer a gestão das pessoas, e daí começaram os primeiros métodos de valorização de competências particulares, especialmente no meio do esporte.

Uma das vantagens do coaching é a elevação da capacidade de acordo com uma melhor performance do indivíduo que se transforma numa melhora do seu desempenho e age em consonância dentro da instituição.

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