Mesmo que a EAD tenha alçado grandes voos, principalmente no ramo da educação, a educação enfrenta ainda grandes desafios, principalmente desmistificando e quebrando preconceitos na conquista de novos espaços para a Matemática.
Visto que o prejulgamento por muitos como sendo de difícil aprendizagem e sem conexões com a realidade, a divulgação da matemática tornou-se um verdadeiro tabu ainda maior, mas esperam-se algumas melhorias ao passar das décadas.
Melhoria nas ferramentas de ensino, nas mídias. E que novas ferramentas sujam ao passar dos anos.
Vivemos numa constante mudança, o clima muda, as pessoas mudam, enfim estamos em constante evolução, e a educação precisa acompanhar os avanços tecnológicos em constante evolução.
E a cada no que passa torna-se necessário o uso de ferramentas tecnológicas no nosso dia a dia, a qual é essencial para a EAD.
O professor vem sendo uma ferramenta de trabalho descartável, deve agora encarar a tecnologia. A democratização e as constantes mudanças no procedimento de conhecimento a distância (EAD), o professor vem sendo desafiado.
Assim sendo, o docente possui grande necessidade de se aperfeiçoar e aprender, tendo em vista a sua necessidade.
A EAD é uma ferramenta, como potencial de levar educação de qualidade a inúmeras pessoas que dificilmente encontrariam outro meio tão convencional quanto este não por falta de competências, pois os ensinos podem ter a mesma qualidade, exigindo maior dedicação.
Há então uma participação do professor na construção do seu conhecimento. Os aparelhos tecnológicos contribuem para a aquisição do conhecimento e proporcionavam mais facilidade e flexibilidade, facilitando a aprendizagem Matemática.
Por meio das TIC e dos programas educacionais, torna-se possível a produção de objetos, cálculos ou situações de domínio Matemático, significando-o. Par isso é preciso ficar a vontade com o hardware e conhecer bem o software usando a tecnologia.
Entre a Matemática e as tecnologias existem relações importantes, a matemática desde há tempos vem evoluindo juntamente com as tecnologias e se encontram numa associação bastante peculiar, poderíamos dizer até meio simbiótica entre o saber(ciência) e o fazer(técnica). Busca-se a geração do conhecimento não podendo assim se dissociada d tecnologia disponível. D’Ambrosio (1996).
Atualmente ainda há um grande preconceito em consonância ao ensino de Matemática à distância. Em educação Matemática, a aprendizagem e assimilação dos conteúdos dependem do que se caracteriza o “fazer matemática”: compreender, interpretar, induzir, deduzir, generalizar e finalmente demonstrar.
Tendo em vista estes pontos tem-se uma variedade de ofertas de cursos nas diversas áreas do conhecimento, e também em matemática. Ainda há uma resistência ao ensino à distância, apesar de ela preencher um espaço cada vez maior no país.
Há, entretanto um preconceito muito grande a cerca dessa modalidade de ensino. O professor não é mais o único responsável pelo processo e ensino-aprendizagem, mas tornou um mediador do ensino.
Assim o aluno possui um papel fundamental nesse processo, é esperado dele mais até mesmo que o seu intermediador, deve se adaptar a técnicas que em sua educação básica, não eram exploradas.
Em Educação à distância temos o conhecido tutor que por muitos é visto com indiferença, por uma falta de conhecimento do real sentido da distância.
Trata-se de um orientador/mediador que apesar da distância, está caracterizado como sendo um professor à distância, construtor da aprendizagem e mediador entre o conhecimento e o aluno.
A EAD vem conquistando os professores de Matemática deixando-os perplexos com as facilidades de acesso aos recursos presentes para a aprendizagem.
Devido ao grande avanço da tecnologia no século XX, muitos alunos optaram a estudarem mais pelo ensino a distância utilizando-se dos seus computadores pessoais, celulares ou tabletes, quando tinham um momento livre liberado para o estudo.
Assim esse novo modelo de ensino, vem crescendo a cada dia o professor passa a ser um mediador/tutor do conhecimento. Como o aluno é o mais interessado na aprendizagem, formam-se cidadãos mais críticos e mais podemos dizer capacitados, pelo menos nos cursos de licenciatura.
Os conteúdos podem ser propostos de maneira aleatória para a interação com o ensino dos conteúdos matemáticos.
No entanto o fator primordial é a característica do material didático utilizado no processo ensino-aprendizagem, as mídias e recursos virtuais podem ser utilizados tanto no curso de Matemática ou em outros cursos de graduação, ou pós-graduação.
Acerca do material didático, deve-se produzir um material didático capaz de provocar ou garantir a necessária interatividade do processo de ensino-aprendizagem.
Deve-se produzir um material de qualidade e de ensino interativo para obter êxito no aprendizado dando ênfase a interatividade como uma característica central do processo educacional.
As mídias como recursos tecnológicos estão se aprimorando a cada dia e vem substituindo cada vez mais a mídia gráfica.
Assim sendo em poucos anos, poderemos encontrar material didático na internet, nas intranets ou até mesmo nos tabletes, celulares mais modernos. É digno de nota que já podemos encontrar material sobre qualquer assunto hoje em dia na internet.
Novamente quero chamar atenção para o fato que à medida que se evolui as TIC, o material impresso vai sendo cada vez mais sendo substituído pela mídia digital.
E vem sendo difundidas novas metodologias de elaboração de meios de divulgação, do formato e da interação, motivando os alunos e despertando neles o interesse no aprender fazendo com que eles não desistam dos cursos.
As características da psicologia voltada para a busca de reflexão sobre o processo para produção do material didático, deram-se muita ênfase a possibilidades das mídias para a produção de material didática EAD.
Tendo por base o que foi dito acima, o digital apresenta todas as características possíveis necessárias no desenvolvimento de um processo de aprendizagem construtiva e colaborativa, pois a interatividade é real.
Avaliar a possível utilização de trabalhos com movimento, com textos, com imagem é essencial para pluralizar a potencialidade digital.
Muito se confunde educação a distância com educação distante, e isto é um grande equívoco.
Mas ainda assim se adaptar as novas metodologias de ensino aprendizagem não é tão fácil, por isso a grande aversão dos professores de Matemática é muito grande.
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