O professor e as mudanças no sistema educacional – Pelo advento das novas mudanças tecnológicas, o sistema educacional encontra-se atualmente atravessando diversas mudanças. Pelo momento crítico em que vivemos em meio à pandemia da COVID-19, que ocasionou um enorme impacto nesse setor tanto no Brasil, quanto no mundo em geral.
Mas essas mudanças já eram esperadas antes mesmo do surgimento dessa situação em que o mundo se acha.
Deve-se, portanto, na gestão tecnológica ter domínio técnico. Treinar e saber usar cada ferramenta de trabalho. Se praticarmos com o computador todos os dias, estaremos mais capacitados do que se tocássemos nele apenas uma vez por semana.
Devemos ainda garantir o domínio pedagógico e gerencia-lo para melhor desenvolver o processo de aprendizagem, permitindo assim que alunos e professores também tenham acesso às informações pertinentes.
O professor e as mudanças no sistema educacional – o pós covid-19
Um exemplo é o diário eletrônico, se antes as atividades eram lançadas num diário de papel, hoje temos do diário eletrônico, notas, faltas são todas lançadas nele e automaticamente são gerados o boletim e também o histórico escolar do aluno. Os professores fazem a mesma coisa de antes só que de uma maneira mais fácil.
Por último é que com essas soluções no Sistema Educacional, além de facilitarmos o acesso dos pais as notas do aluno, teremos interação e comunicação entre várias escolas do mundo inteiro, da comunidade escolar e de várias comunidades. As gestões administrativas e pedagógicas se interagem de forma mais ampla, com PCs interligados em rede.
No cenário das grandes mudanças no sistema educacional e da gestão escolar, necessita-se cada vez mais de uma formação continuada e que tenha progressiva importância.
Profissionais que vêm cada vez mais a necessidade de se capacitarem para as tarefas escolares que exigem cada vez capacidade de uso das novas tecnologias, ou seja, participarem dessas constantes mudanças no mundo das tecnologias em ´prol de um ensino cada vez melhor.
Nesse processo de gestão escolar onde se faz necessário primeiro um planejamento, o que vem a mente são as palavras de TRIGUEIRO MENDES que nos diz: “o ponto crucial do planejamento é a metodologia que não consiste apenas num modo de fazer, ou só num modo de pensar, mas em extrair o primeiro do segundo, assim como este daquele” (Trigueiro Mendes, 2000, p.182).
Assim também não basta informatizar, temos que extrair através da informática e dos recursos tecnológicos, Pessoas informatizadas.
Entretanto, apesar de estar chegando muito devagar, a tecnologia e suas novidades em um contexto de práticas e conhecimentos inseridos assim reelaborando tendo como visada a própria formação.
O profissional em educação tem em suas mãos a tarefa problematizar o processo ensino-aprendizagem reinventando-o e assimilando as novidades inseridas no contexto escolar.
Assim uma gestão participaria procurando obter estruturas descentralizadas em que cada agente do cenário Sistema Escolar tenha um relacionamento cooperativo.
Deve superar conflitos internos no processo ensino-aprendizagem, e passe a ter uma consciência coletiva, enxergando-se como membro de uma globalidade e totalidade organizacional.
Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais: