O que diz a BNCC 2017
Proposta de ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais – BNCC 2017 : A proposta do ensino da língua portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental “assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em várias mídias e semioses.
Ao mesmo tempo que se fundamenta em concepções e conceitos já disseminados em outros documentos e orientações curriculares e em contextos variados de formação de professores, já relativamente conhecidos no ambiente escolar – tais como práticas de linguagem, discurso e gêneros discursivos/gêneros textuais […]” (BNCC, 2017, p. 69).
Análise
No cenário atual Proposta de ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais – BNCC 2017 e a forma em que se encontra o nosso país e o restante do mundo, o setor da educação é um dos mais atingidos em termos de prejuízos educacionais para os estudantes. E para que haja uma educação de qualidade, habilitação e capacitação dos educadores, deve ser dada uma maior atenção para esses profissionais e também para os alunos, em se tratando da educação via “HOME OFFICE”.
Nesse sentido, é preciso que os educadores possam estar aptos para conhecer os documentos educacionais, e as novas tecnologias de educação, com o objetivo de compreender essas novas ferramentas, e isso exige muita habilidade e capacitação por parte destes educadores. Isso iria facilitar muito o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade por parte dos alunos, nesse caso.
Ao analisarmos a questão da leitura, que se constitui em uma ponte incontestável para haver a inclusão das pessoas numa sociedade e tendo por base a escola com sua responsabilidade de realizar a sistematização do conhecimento, ressalto que não é função somente do professor de língua portuguesa fazer uso do texto para haver uma adequação significativa da linguagem.
Proposta de ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais – BNCC 2017
Podemos afirmar que as demais disciplinas poderiam trabalhar textos concretizados por meio de gêneros que estão dispostos na sociedade em tipos de conduta que possui um fim comum, isto é, colocar o indivíduo no mundo letrado. Tendo conhecimento da sua relevância durante as aulas, e dessa forma, sugiro utilizar textos que aconteçam com maior frequência e que faz uso de articulações.
Com relação às práticas pedagógicas da língua materna, tem sido uma preocupação permanente. Pois, vários são os obstáculos dos alunos o que tange ao desenvolvimento da eficácia em leitura e interpretação de texto.
Mas não podemos deixar de considerar que o papel da escola é tornar os alunos cidadãos que sejam capazes de utilizar os recursos contidos nas informações dos textos, e conhecer, analisar de maneira crítica o uso da linguagem como um veículo de valores e preconceitos de classe, propensão de credo, gênero ou étnico.
Dessa maneira, se entendermos o texto como sendo uma unidade elementar da linguagem verbal, precisamos usá-lo como meio em que as aulas continuem fazendo parte do dia a dia da vida escolar dos nossos alunos conduzindo-os para o panorama educacional dos mais variados gêneros textuais que estão presentes na sociedade.
Assim, devemos trabalhar os conteúdos pertinentes a grade curricular e as escolas precisam continuar com o trabalho de desenvolvimento da leitura. E isso já era bastante desafiador, pensando nas metodologias que proporciona para nossas crianças o desejo e o hábito da leitura, para agirem de forma autônoma.
Na modalidade de ensino presencial os professores ofereciam situações de leitura na sala de aula, rodas de leituras variadas, visitavam a sala de leitura, realizavam as mais variadas atividades que envolviam a leitura dentro do âmbito escolar, procurando despertar o potencial imaginário da criança, as suas fantasias, a atenção e sua criatividade, ajudando-os a resolver situações problemas da vida.
Concluindo
Agora que vivemos o momento do ensino remoto, as tarefas de leitura devem ser reinventadas para que essas atividades chegassem até as crianças dentro de suas casas e desenvolver neles os questionamentos, como o prazer pela leitura quando o ensino era presencial.
Dessa forma, os educadores devem usar a sua criatividade para desenvolverem tarefas para que todos os alunos se envolvam nela. Quais metodologias utilizar, os questionamentos que precisam fazer, para que essas atividades que eram antes presenciais continuem fazendo parte do contexto educacional de nossas crianças.
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