O fichamento é uma ferramenta didática para que os alunos e pesquisadores possam formar o seu próprio conhecimento. Dessa forma, o fichamento pode otimizar o seu trabalho.
A ideia básica do fichamento é a organização do trabalho científico, e é bastante relevante para analisar textos e artigos.
São três os tipos de fichamento:
1 – Fichamento textual, de conteúdo ou de resumo
Nesse tipo de fichamento devemos dar ênfase à estrutura do texto, definindo as ideias essenciais de forma lógica e encadeado os pontos principais e os secundários, com argumentos, justificativas e citando exemplos.
Não deve ser muito extenso, contudo, não pode ser pequeno também. Devemos incluir as referências bibliográfica e as citações mais importantes, além de darmos a nossa opinião pessoal.
2 – Fichamento temático ou de citação
Nesse tipo de fichamentos devemos acrescentar as informações mais importantes do texto, deve-se transcrever os trechos, inserindo as citações relevantes e realizar um breve resumo. Referenciar as fontes, sem que haja perca de sentido, elas devem estar entre aspas.
Esse tipo de citação pode ser feito em uma tabela onde colocamos o título, as referências e as citações.
3 – Fichamento bibliográfico
Fichas bibliográficas são as mais simples de se fazer, devem ter uma descrição em formato de tópicos de todas as partes do texto e referenciação das fontes. Devemos fazer um comentário de forma a explicar as partes que escolhemos e indicar o local onde elas se encontram na obra.
Dicas para fazer o fichamento
Devemos realizar um trabalho com um padrão lógico e manter o fichamento dentro das normas da ABNT, com as fontes, espaçamentos e margens regulamentadas por suas normas.
Pode ser feito à mão e depois digitado, as regras devem estar em conformidade com cada necessidade.
1 – O que devemos registrar no fichamento
Referências bibliográficas, tema, assunto geral de que trata o documento, seus comentários, citações que julgar ser importante, observações e anotações que complementem o fichamento.
2 – Como registrar
Através de parágrafos no padrão sujeito-predicado, anotações através de frases verbais, transcrições, resumos, esquemas, em forma de tópicos.
Outra maneira seria realizar o registro por meio de enunciados e de itens.
Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais.
var /*674867468*/