Teoria das necessidades de Maslow – Segundo Rateman e Shell (2006) os indivíduos possuem necessidades a serem satisfeita que as energizam em direção a busca de seus objetivos na vida, e tais necessidades se não forem satisfeitas ou não interagem com suas maneiras de se comportarem como seres humanos, oferecendo-lhes a motivação do seu comportamento e dando-lhes uma direção e estrutura.
Segundo a teoria da motivação humana de Maslow é a principal hierarquia das necessidades dos seres humanos é formada pelas necessidades biológicas, psicológicas e sociais. No desenvolvimento dessa teoria, Maslow apontou cinco essenciais tipos de necessidades humanas em escala de hierarquia.
Essa hierarquia das necessidades é representada por uma pirâmide que pode ser vista em sua ordem crescente de baixo para cima. Neste pré-projeto não iremos apresentar, nem nos aprofundar nisso, o que será analisado no trabalho de conclusão de curso.
- Necessidades fisiológicas: são aquelas como a nossa comida para subsistência, água, e demais alimentos. São relacionados com a nossa forma de sobreviver e das pessoas;
- Necessidades de segurança: é a busca das pessoas pela sua proteção em oposição às pessoas ou coisas que nos ameaçam ou nos privam do nosso direito de liberdade de ir e vir, ou nos privam da vontade de estabilidade, fugirmos do perigo. E também estão ligadas a nossa necessidade de sobreviver;
- Necessidades Sociais: são aquelas que nos fazem interagir com a sociedade: amigos, afeição, carinho e amor, está ligada com a forma com que as pessoas se adaptam com a sociedade. É uma das necessidades mais relevantes do ser humano;
- Necessidades de Estima: São aquelas que nos levam à independência, realização pessoal, e nossa liberdade pessoal, e reconhecimento pelas outras pessoas;
- Necessidades de autor realização: podemos dizer que são aquelas que nos conscientizam das nossas potencialidades totais e que faz com que tudo o que podemos ser capazes de realizar, ou seja, uma forma do indivíduo se realizar plenamente.
Vale a pena destacar que segundo Chiavenato (1993, p.541), “quando uma necessidade de nível mais baixa é atendida, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado possa se desenvolver”.
Teoria das necessidades de Maslow – breve resumo
Esse fato surge pois o ser humano é um ser eterno e está diariamente insatisfeito com o que possui e tem uma serie de outras necessidades em que certa necessidade em que pode estar razoavelmente satisfeita, antes que surja outra necessidade com a que deve ser priorizada.
Com certeza, Bateman e Snell (2006) mostram que a hierarquia de Maslow se torna uma teoria muito simplista e não está totalmente descrita no que venha a ser motivação. Podemos dessa forma citar como exemplo: que nem toda pessoa se eleva num decorrer dessas cinco necessidades.
Elas não acontecem necessariamente nessa ordem de hierarquia. Pois o que é uma necessidade para certo indivíduo, pode não ser para outro indivíduo.
Assim, essa definição de autorrealização para Maslow quer dizer que cada pessoa deve fazer a sua escolha como forma de desenvolver o seu próprio crescimento.
A escolha vai depender do fato da pessoa estar sintonizada com uma natureza intima, ela é a responsável por seus atos, e isso não depende do que as outras pessoas acham.
Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais: