Neste artigo falaremos um pouco sobre a educação de alunos com necessidades especiais, por favor nos acompanhe nesse desafio.
Atividades de português para crianças com deficiência intelectual
A arte de alfabetizar crianças com deficiência intelectual, fazer com que estes saibam escrever, trabalhar o vocabulário, plural… sim, tudo isso se torna uma grande dificuldade. Nessas atividades, o ato de contextualizar e ressignificar é de extrema relevância. Veja os exemplos abaixo de professoras que fizeram uso deste recurso.
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Construção de um livro sobre a criança com deficiência cognitiva
A professora Andréia Cristina Motta Nascimento trabalha na EM Padre Anchieta e é titular da sala de aula de recurso na cidade de Curitiba, atende à diversas crianças com necessidades especiais. No ano de 2021, ano em que estamos vivenciando está pandemia, ela desenvolveu um projeto inovador embasado na auto identificação – Foi uma maneira que ela encontrou para fazer com que o aprendizado de seus alunos tivessem um certo significado.
De primeira mão, ela pediu que eles trouxessem fotos, certidão de nascimento, carteira de identidade e demais documentos que falassem sobre suas vidas e como eles eram. Esse material iria formar um livro sobre a vida de cada um deles, e dessa forma eles ficaram cada vez mais empolgados com o que a professora Andréia propunha para eles, e dessa forma ela conseguia atingir seu objetivo que era ensiná-los a escrever, afirma a professora.
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Devemos usar o interesse restrito dos alunos com certa deficiência intelectual como forma de ajuda-lo
Segundo a professora Sumaia Ferreira, que leciona na EM José Calazans, em Belo Horizonte, que possui o aluno Vinicius Sander, portador de autismo e que frequenta o 2º ano do Ensino Fundamental, esse interesse foi pela música. Segundo está profissional, o aluno falava raríssimas palavras e não se interagia com os outros coleguinhas.
A professora então verificou, ao colocar músicas aleatórias, ao ver que ele gostava muito de brincar com as capas de DVDs da sala com um CD-PLAYER. Ela então percebeu que poderia unir o útil ao agradável, pois tais atividades faziam com que o Vinicius se aproximasse mais de forma voluntária.
E isso fazia com que os demais alunos se mostrassem satisfeitos com as músicas que ele escolhia. Dessa forma, ela escolhia músicas relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado.
“Percebi que ele possui uma boa memória e que seu vocabulário melhorou bastante, com a utilização dos o Vinicius enturmou mais com a turma”, comenta a professora.
Somente para alunos com deficiência visual
Deixamos um link logo abaixo da fundação Dorina Nowill para cegos, em que a pedagoga Edni Fernandes Silva, possui algumas ideias de como brincar e estimular as brincadeiras com alunos com alguma deficiência visual, isso poderá garantir um melhor desenvolvimento dessas crianças tão necessitadas de apoio e carinho por parte dos docentes.
Essa professora realizou uma lista com 15 brincadeiras que estimulam a diversão com alunos com deficiência visual ou que possuem uma baixa visão.
https://lunetas.com.br/13-dicas-para-brincar-com-criancas-com-deficiencia-visual/
Deixamos ainda este outro link abaixo, em que temos outras atividades que podem ser trabalhadas no desenvolvimento de adultos deficientes visuais:
https://www.youtube.com/watch?v=EkM4C52GTsE
Vamos ver um outro vídeo que nos mostra uma sugestão de um livro sensorial. Confiram, pois vale a pena:
https://www.youtube.com/watch?v=WgUChYcxxEA
No outro link que deixarei para você acessarem, existe inúmeras possibilidades de atividades que ali nos orientam, veja:
https://www.youtube.com/watch?v=LEmRHXXTrWY
Veja agora outra dica para aqueles alunos com transtorno do espectro autista – TEA
Na hora da contação de história é de suma relevância para todos os alunos, estarmos bem preparados. É uma atividade de contar e ouvir histórias que surge de nossa relação com o ato de ler e com a lida com a literatura. E se esses momentos forem mais acentuados, mais profundamente estaremos contribuindo para a formação de leitores hábeis, tornando nossos alunos descobridores de novas formas de entretenimento.
O link abaixo possui 7 estratégias feitas para realizar uma certa ajuda no momento de contar histórias, quer em casa ou na sala de aula, possui ainda algumas atividades.
https://institutoitard.com.br/contacao-de-historias-7-dicas-para-incluir-alunos-com-autismo/
Segue abaixa algumas dicas que deram certo para alguns professores e podem dar certo também nas suas aulas:
1.Faça uso do interesse do aluno para iniciar a contação de uma história
Vários autistas possuem interesse pelos meios de transporte (trens, carros, aviões, etc.), animais (de fazendas, dinossauros, etc.) super-heróis, e aqueles personagens de desenho animado, futebol. Faça uso desses fatores na hora de contar uma história.
2.Tente não contar a história lendo diretamente do livro
O aluno autista possui um tempo de atenção muito reduzido e com facilidade ele se dispersa para outra coisa, assim, se você apenas ler a história pode fazer com que ele não seja mais o seu público. A técnica para essas situações é narrar a história fazendo uso de cartões plastificados com as figuras para mostrar o que você está falando.
3.Use canções e onomatopeias
Uma outra maneira de chamar a atenção é realizar uma dramatização da história a ser contada, dê destaque para as palavras que você utiliza, modificando a entonação da voz, e faça uso de cantigas que fazem parte do contexto da história e faça uso da imitação dos sons (tic-tac, piuií, chuá-chuá), também chamada de onomatopeia.
4.Faço uso de narrações curtas e que se conectem com a realidade
Sabemos que os alunos autistas possuem muita dificuldade em compreender as informações abstratas, por indicamos que suas histórias sejam adaptadas ao meio vivenciado no cotidiano do aluno, e dê preferência para aquelas que se conectem a realidade deles.
5.Faça uso da história para disparar as atividades pedagógicas
É possível aproveitarmos os momentos em que os alunos estejam mais descontraídos para verificarmos os materiais pedagógicos existentes. Utilizar palavras simples (papagaio, chocolate, menino, cão, dia, noite) irá nos fornecer escolhas para a criação de atividades que possam realizar um envolvimento de pareamento, letramento, união, dentre outras opções.
Se você desejar saber mais sobre outras atividades para alunos autistas, clique na imagem abaixo.
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