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Paradigmas da educação e seus fundamentos

Sendo uma das teorias que mais apresenta um novo paradigma, especialmente em se tratando de educação escolar, é histórico-cultural, estabelecida por VYGOTSKY.

Antes de mais nada estamos apenas fazendo uma apanhando para começarmos a falar sobre os paradigmas da educação e seus fundamentos.

Dessa forma, poderemos compreender a relação existente entre esses temas transversais.

Logo após a morte de Vygotsky, o processo de inserção cultural foi de fundamental importância para a aprendizagem das pessoas.

Segundo VYGOTSKY, o processo de aprender é o mesmo que fazer uma apropriação de uma produção cultural por meio de uma intermediação, lidando com os dados da realidade para tentar compreendê-la e transformá-la.

Assim, a aprendizagem é uma forma social que se compartilha com diversas pessoas da qual faz parte do convívio do indivíduo. Assim desta forma, a aprendizagem é uma maneira de conviver em sociedade e compartilhar nossos momentos com as outras pessoas.

Herder, citado por BRANCO (1989), conceitua cultura como “(…) maneira de vida de uma nação, de uma comunidade ou de uma sociedade.”

Apesar de Tylor apresentado pelo mesmo autor por BRANCO (1989) dizer que “(…) cultura é um complexo que altera os conhecimentos, as crenças, a arte, moral, costumes e demais disposições e atitudes adquiridas pelos indivíduos enquanto membros da sociedade.”

Essas são alguns dos fundamentos desses novos paradigmas da educação e seus principais percussores.

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